segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Quim Alcantara

As questões sociais e ambientais fazem parte do seu trabalho desde a determinação dos materiais até a temática retratada poeticamente nas obras.
A arte dialoga entre acidentes ambientais recentes e um futuro ideal que depende somente da ação da própria população, com foco em mudanças de comportamento da sociedade – e assim confronto a inversão de valores de hoje que superestimam as necessidades de ‘ter’, ‘ser’ e principalmente ‘parecer’.
O uso das formas geométricas, fortemente influenciada na sua formação em design principalmente círculos que carregam muita energia. Usando repetições de formas, criando figuras e sistemas dinâmicos distintos para que as telas sobre desastres ambientais inquietem o espectador enquanto as que buscam recriar virtudes tragam tranquilidade.
Em ambas as situações, os movimentos criados pelas mandalas representam ciclos de vida que reencontram sentido e ordem.
Além de telas, pinto sobre tecidos coletados de aparas industriais montados em chassis de madeira certificada ou de demolição. Faço um tratamento anti-mofo e para conservar cada tecido, que depois são esticados manualmente para controlar a trama, urdume e todos os pontos de tensão da superfície.
 Todas as tintas e materiais que são usados na criação das obras de arte são a base d’água, atóxicos, de alta qualidade e preferencialmente fabricados com redução de danos ao meio-ambiente.






“Caminho do Sol: Verão” Quim Alcantara
 Pintura acrílica sobre tela
Tamanho: 80 cm X 120 cm


“Migração” Quim Alcantara
Acrílica sobre Tecido
Tamanho: 70 X 100 cm


“Lagoa” Quim Alcantara
   Acrílico sobre tela
Tamanho: 70 X 70 cm


“Rafa e Iquinho”  Quim Alcantara
 Pintura acrílica sobre papel
Tamanho: 25 cm X 18 cm



“Você Não Pode Voar”  Quim Alcantara
  Acrílica sobre tela
Tamanho: 120 X 50 cm


“Terra e Ar” Quim Alcantara
Acrílica sobre tela
Tamanho: 300 X 70 cm








Nenhum comentário:

Postar um comentário